14/02/2019 | Contabilidade

O que você precisa saber antes de escolher as tecnologias para a sua propriedade


Por Essent Agro
Assessoria de Imprensa
Tempo de leitura: 2 minutos

Você foi para uma feira do agronegócio, lá você viu várias novidades do mercado e uma chamou a sua atenção: uma colheitadeira que, teoricamente, iria sanar todas as suas necessidades. O impulso era comprar e já tentar usar nesta safra. Mas antes disso o seu primeiro pensamento precisa ser: eu tenho a estrutura necessária para que se consiga usar tudo o que a tecnologia tem para me oferecer?

Vamos para um exemplo, Sandro produz soja, milho e uma área pequena de feijão. Para melhorar o seu processo de colheita ele gostaria de comprar uma nova colheitadeira, aquela que viu na feira. E o melhor, estava de acordo com o valor que poderia investir. 

Mas é preciso fazer uma análise anterior à compra:

Sandro está com uma certa dificuldade em estabelecer a lavoura, a plantadeira não está conseguindo fazer um bom fechamento do sulco de plantio, o que gera perda de sementes e consequentemente um menor estande de plantas emergidas. Pensando em semente de milho, o valor da perda por vezes chega a 15% devido este problema, o que é bastante! Sandro mandou a plantadeira para a revisão, mas a mesma voltou com o problema. Não está 100%, mas está dando pra trabalhar. 

Saiba como a Essent Agro pode facilitar a rotina do produtor rural

Já pensou em pagar menos imposto e ganhar mais dinheiro? Isso é possível através do planejamento tributário e controle financeiro da propriedade rural

Percebemos qual a real necessidade que este produtor tem? A colheitadeira é a prioridade, ou ainda um manejo mais preciso na hora do plantio, e talvez esse manejo seja trocar a plantadeira, ou ainda oferecer cursos e orientar aqueles que a operam? Existem casos onde a colheitadeira pode ficar para depois.

Para se escolher tecnologias é necessário um passo anterior: conhecer bem a sua realidade e onde você quer chegar. Não adianta ter uma Ferrari na propriedade e não conseguir usar ela por não ter asfalto.

  • Escreva uma lista com prioridades de investimento para sua realidade: na atividade agrícola não adianta cuidar da folha, se a terra está com dificuldades;
  • Após essa lista pronta tenha em sua mente as prioridades: enumere elas em ordem de importância e determine prazos para que sejam conquistadas;
  • Quais atitudes, ou manejos, você precisará ter para que o investimento "x", por exemplo (que é o que você mais deseja), possa ser feito. 
  • Conquiste um a um, passo a passo, na maioria das vezes é melhor dar um passo firme ao invés de dois cambaleando.

 

COMPARTILHE: