13/12/2019 | Contabilidade

Gestão da propriedade: capítulo final da série A Evolução da Agricultura


Por Essent Agro
Assessoria de Imprensa
Tempo de leitura; 3 minutos

Nos últimos 60 dias relatamos semanalmente sobre a “Evolução da Agricultura”. Discorremos sobre diversos pontos de avanço nos últimos 20 anos e hoje chegamos a um dos principais temas, que requer uma atenção especial por parte dos produtores rurais.

Conhecer de onde vem e para onde vai cada real gerado ou gasto é um dos principais pontos de evolução das propriedades rurais para os próximos anos. Se você perguntar para um produtor como era feita a gestão da propriedade 20 anos atrás, as respostas mais prováveis serão:

  • Na cabeça
  • Em uma agenda ou caderno

Repetindo a mesma pergunta, porém trazendo para o tempo atual, as respostas mais prováveis serão:

  • Na cabeça
  • Em uma agenda ou caderno
  • Em uma planilha Excel
  • Em um programa de Gestão

É perceptível que houve uma evolução dos meios de anotação das atividades, porém o que preocupa é que esta evolução foi muito pequena perante a evolução que houve, por exemplo, no manejo dos tratos culturais ou até mesmo no maquinário nos últimos 20 anos. Atualmente estamos vivendo a era da Agricultura 4.0, a era digital, mas mesmo assim, mais de 90% dos produtores rurais ainda não utilizam um meio eletrônico para fazer a gestão da propriedade.

Muitos relatam não ver importância no controle, visto que eles têm muita experiência e conseguem gerir “bem” o negócio. Porém, com o achatamento da rentabilidade nos últimos anos, a necessidade de conhecer melhor o negócio tem acendido uma luz amarela para a gestão. A intuição ou a necessidade são as variáveis que levam o produtor a fazer ou não um investimento ou uma receita, por exemplo. Essa tomada de decisão não pode ser mais somente por estas duas variáveis, é preciso agregar outras que permitam tomar uma decisão baseada na situação atual e futura, mas com dados reais e não intuitivos. Saber quem é o carro chefe nas receitas ou onde estão os gargalos nas despesas, ou mesmo qual o impacto tributário de uma receita ou gasto são informações de extrema importância para garantir um futuro sustentável para a propriedade.

Saiba como a Essent Agro pode facilitar a rotina do produtor rural

Já pensou em pagar menos imposto e ganhar mais dinheiro? Isso é possível através do planejamento tributário e controle financeiro da propriedade rural

Tecnologia para calcular o Imposto de Renda do produtor rural

A Essent Agro oferta um serviço diferenciado no mercado, voltado para produtores rurais pessoa física, facilitando a vida dos mesmos, através de uma tecnologia que automatiza a busca dos documentos fiscais eletrônicos, entregando mês a mês um controle financeiro da propriedade (receitas e despesas) e uma prévia do cálculo do Imposto de Renda a pagar do ano seguinte.

Todas as notas fiscais ficam guardadas de forma digital, permitindo, por exemplo, em caso de Proagro, localizar qualquer nota de maneira prática e sem perda de tempo. Através de um simulador, o produtor pode calcular cenários futuros através da adição de receitas ou despesas e analisar qual o impacto tributário no seu IR, tomando a melhor decisão. A Essent Agro entrega Segurança no serviço, Transparência do que está sendo realizado, Organização dos documentos, Planejamento Tributário e a possibilidade de “ganhar” dinheiro através das estratégias legais permitidas pelo fisco.

Gestão Tributária e Financeira da propriedade rural

A Gestão Tributária e Financeira são fundamentais para um negócio prosperar de forma saudável, assim como a Gestão das atividades rotineiras são importantes para melhorar processos internos, ou mesmo permitir a análise do custo por talhão, sendo assim, a Gestão como um todo é fundamental para que você produtor rural prospere no seu negócio.

COMPARTILHE: